domingo, 21 de outubro de 2012

GENEROSIDADE




 Há sempre uma expectativa quando se lança uma campanha para arrecadação de fundos para entidades filantrópicas. Sempre vem à mente questionamentos sobre a idoneidade destas organizações. Mas quando se trata da AACD, não tenho dúvidas em participar. Acredito que não há nem necessidade de comentar a importância desta instituição que promove um trabalho humanitário inigualável. Crianças que são atendidas diariamente e recebem além do tratamento de que necessitam também amor e esperança na vida. É emocionante ver a alegria destas pessoas que apesar das dificuldades não perderam a vontade de viver. É com essa convicção que abraço essa causa.
Sou educador, acredito no ser humano, por isso acreditei na generosidade dos meus alunos que junto comigo vestiram a camisa na campanha de doações. Quando lhes propus enchermos um simples cofre, não imaginava que fossem levar tão a sério tal empreendimento. Falei-lhes sobre generosidade, amor ao próximo e acima de tudo solidariedade e eles entenderam a mensagem, e pelo segundo ano consecutivo demonstraram uma atitude humana que nos emociona.Não só encheram o cofre, como também pediram para ir visitar a instituição, pedido esse que foi atendido. O mais impressionante é que eles querem continuar doando, não querem ficar somente nesta campanha. São adolescentes que se interessaram pelo outro e a cada doação podia se ver a alegria e o desejo de participar.
Muitos dizem que os adolescentes são egoístas, não foi isso que eu vi. Todas as pessoas são capazes de se sensibilizar com a dor do outro. Não precisei fazer discursos persuasivos e muitas vezes demagógicos. Disse apenas o que sentia no meu coração, da importância em ajudar aqueles que precisam, que a AACD é coisa séria. Que milhares de crianças e adolescentes são ajudadas com as nossas contribuições. Emocionou-me o resultado, não pelo valor arrecadado, mas pelo espírito generoso dos meus alunos.
Obrigado queridos alunos da EMEF. Profª Alayde D.C.Macedo, pois a atitude de vocês me fez crer que ser professor vale a pena e parafraseando o meu mestre João Guimarães Rosa, mestre não é só aquele que ensina, mas também aquele que aprende. Todos os dias eu aprendo e desta vez aprendi que acreditar no outro não é desperdício de tempo.

                                               José Geraldo da SiIva

Nenhum comentário:

Postar um comentário