quarta-feira, 10 de outubro de 2012

0 EVANGELHO DA GRAÇA



A graça de Deus é a totalidade pelo que homens e mulheres são tornados justos
Romanos 3.24sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante  redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos”
Tito 3.7 “a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna”
Pela graça Paulo foi chamado
Gálatas 1.15 “Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve

Deus derrama sua gloriosa graça sobre nós em seu filho
Efésios 1.6 “para louvor de sua graça, que Ele nos concedeu gratuitamente no Amado”
A graça de Deus foi manifestada para a salvação de todos
Tito 2.11 “Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens”
A graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Jesus Cristo
I Timóteo 1.14 “transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus

A graça é o depósito ao qual temos acesso através de Jesus Cristo
Romanos 5.2 “por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus
É um estado de condição que nos encontramos ( Romanos 5.2 )

É recebida em abundancia
Romanos 5.17 “Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo”

A graça de Deus abundou mais que o pecado
Romanos 5.15, 20, 21 “Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos”.
“Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça, a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor” (20,21)
Romanos 6.1 “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante?

É nos dada em Cristo
I Coríntios 1.4 “Sempre dou graças a [me] Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus”
Paulo não a recebeu em vão
2 Co. 6.1E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus”

A superabundante graça de Deus está dentro do Cristão
2 Co. 9.14 enquanto oram eles a vosso favor, com grande afeto, em virtude da superabundante graça de Deus que há em vós”
Ela se estende para mais e mais pessoas
2 Co. 4.15 “Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus.”

A graça contrasta com as obras, que carecem do pode para salvar; se as obras tivessem esse poder, a realidade da graça seria anulada
Romanos 11.5ss “Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça”
Efésios 2.5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos”
“para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus” (7ss)
2 Timóteo 1.9 “e que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos”
A graça contrasta com a Lei. Tanto judeus quanto gentios são salvos pela graça do Senhor Jesus
Atos 15.11 “Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram”

Apegar-se à Lei é anular graça e quando os gálatas aceitaram a Lei caíram da graça
Gálatas 2.21 “Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.”
Gálatas 5.4 “De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes”

O cristão não está debaixo da Lei, mas debaixo da graça
Romanos 6.14Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça”

A graça contrasta com o que é dúvida
Romanos 4.4 “Ora ao que trabalha, o salário não  é considerado como favor, e sim como dívida”

O evangelho, que  é a boa nova da graça, pode ele mesmo ser chamado de graça ou de palavra da graça
Atos 20.24Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.
Atos 14.3 “Entretanto, demoraram-se ali muito tempo, falando ousadamente no Senhor, o qual confirmava a palavra da sua  graça, concedendo que, por mão deles, se fizessem sinais e prodígios
Atos 20.32 “Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados”

                                                                                 Pr. José Geraldo da Silva

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