segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

O DESPERTAR PARA A LEITURA

O vídeo abaixo foi elaborado para ilustrar como os alunos montaram seus trabalhos em relação ao Projeto Formando Jovens Leitores desenvolvido na EMEF. Prof. Alexandrino da Silveira Bueno, no Município de Barueri, na modalidade EJA, onde leciono Português.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

VISITA ZOO SOROCABA RAUL lion

A aula passeio é mais que diversão é um espaço para aprendizagem. Uma das técnicas criadas por Freinet, que contribuiu muito com a prática pedagógica proporcionando aos professores formas diferenciadas de trabalhar com seus alunos e enriquecer o elenco de objetos de estudo e relações a se investigar
Os alunos por meio da motivação, interesse, curiosidade e questionamentos, criam condições para que o meio físico e o meio humano constituam-se numa fonte de atividades e descobertas. Foi esse o pensamento do Professor Raul Guiraldelo, organizador deste projeto

CONVITE PARA UMA NOITE ESPECIAL

Convidaram-me para uma noite literária. Fiquei pensando como seria essa tal noite. Foi quando encontrei um amigo, que é professor e me falou a respeito. Por acaso ele era um dos responsáveis pelo evento. Sempre gostei de ler, principalmente romances, porém nunca havia participado de um evento literário. Fiquei muito curioso.
O meu amigo me contou que a ideia nasceu, quando seus alunos receberam uma bolsa com livros de vários autores. Dentre eles havia livros de poesias, contos e romances. E foram incentivados a ler. Foi aí que decidiram realizar uma noite literária para a troca de experiências em relação ao impacto que a leitura causaria na vida dos alunos.
No começo alguns se mostraram resistentes, mas aos poucos começaram a degustar o cardápio que lhes fora apresentado. Foram lidas poesias, contos e romances. Surgiram os primeiros comentários sobre as leituras, algumas críticas interessantes e até livro que foi proibido, só que tarde demais. A leitura não tem preconceito.
Os alunos começaram a questionar, a fazer comentários de outros livros que não tinham vindo na bolsa. Muito interessante. Nesse momento do relato me veio à mente o pensamento de Paulo Francis que diz: Quem não lê, não pensa, quem não pensa será para sempre um servo. Maravilha, eles começaram a ler, e em consequência, a pensar.
As palavras do meu amigo me fizeram viajar no tempo, lembrei-me da minha primeira emoção ao ler um livro, “Meu pé de laranja lima” era o nome. Terminei o livro em lágrimas. Que emoção. Depois disso quis mais, e desde então não parei de ler e me emocionar. Meu amigo junto com seus colegas deram aos seus alunos o melhor presente que se pode dar, o despertar para a leitura.
Depois deste bate papo decidi ir à noite literária, principalmente porque ele me disse que haverá leitura de poesias, teatro, música e o que mais me chamou a atenção, o depoimento dos estudantes. Acredito que os imortais da Literatura estão aplaudindo de pé essa iniciativa. Você também está convidado. Vem!!


José Geraldo da Silva