quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

SOCIALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO

Educar é ir além das quatro paredes de uma sala de aula ou dos muros da escola. É criar no ambiente escolar um espaço aprendente. Espaço que permita ao educando exercer o seu protagonismo, onde os quatro pilares da educação possam de fato ser trabalhados e vivenciados. É criar um espaço de cultura, em que todos possam partilhar suas experiências e saberes adquiridos em suas comunidades.
A socialização de saberes é elemento fundamental para a construção de uma comunidade aprendente. Seja no aspecto formal ou informal da educação. Todos os saberes são bem vindos. Aqueles que constam dos livros e dos registros teóricos, bem como o conhecimento de mundo daqueles que frequentam a escola.
Quando se dá a oportunidade ao diálogo e aos debates, em que culturas sejam discutidas e aprendidas, tem-se a oportunidade de fato de se construir saberes que serão importantes para a formação cidadã do indivíduo. Professores e alunos são atores de um mesmo processo, o aprender. Não há espaço para soberanias, e sim, para a formação crítica, tão necessária para o exercício da cidadania.
Portanto, propiciar um espaço aprendente em que seja valorizada a cultura, o humano e o respeito às diferenças, é de fato fazer educação. Todos se tornam aprendizes, e a escola se torna um espaço de socialização, em que se evidencia o aluno como sujeito de seu tempo, crítico e capaz de atuar na sociedade, pois não há saber pronto, e sim em construção.

Autor: José Geraldo da Silva

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Mediação e Linguagem: Animação em Massinha "Uma Galinha"

Produção dos alunos da escola de período integral Wilmar Soares da Silva, apresentando a importância de exercer o protagonismo juvenil. Assista ao vídeo e comprove.

Clique aqui para assistir ao vídeo

Venha ver o pôr do sol

Produção dos alunos do nono ano da escola de período integral Wilmar Soares da Silva, apresentando uma das muitas possibilidades para o trabalho de leitura. Assista ao vídeo e comprove.

Clique aqui para assistir ao vídeo:


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

DE ENCHER OS OLHOS!!!

Mesmo quando o progresso nos cega os olhos, Deus nos apresenta a sua grandeza, abre os nossos olhos e podemos contemplar as suas maravilhas. Foi o que ele me mostrou hoje no fim da tarde, quando olhei para o horizonte, da minha janela. É assim que ele nos enche de esperança, de que o amanhã será bem melhor do que hoje. Obrigado Senhor.



terça-feira, 21 de julho de 2015

ESCADA DO SUCESSO


Na minha viagem a São Thomé das Letras conheci uma casa muito interessante e resolvi fotografar seu interior, é claro com a a autorização da proprietária, uma pessoa iluminada. Logo que entrei me deparei com essa escada. Fiquei impressionado, pois nela estão palavras chaves para que tenhamos uma vida abençoada e de sucesso, por isso resolvi chamá-la de A Escada do Sucesso. Aliás toda a casa é cheia de detalhes artesanais interessantes, que mostram o espírito de seus moradores.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Véu da Noiva

 Cachoeira Véu da Noiva - São Thomé das Letras - MG

A PAZ

 Cachoeira Eubiose - São Thomé das Letras -MG
Foi numa tarde de sábado que contemplei esta maravilha da natureza, tão calma, tão sublime, e que transmite uma paz interior sem igual. Não resisti e resolvi registrar esta imagem para que os amantes da paz também possam contemplá-la.

quinta-feira, 26 de março de 2015

CONHECIMENTO E LIBERDADE



Conhece-te a ti mesmo, é com esse pensamento que se pode discutir o conceito de conhecimento, e principalmente, de liberdade. Historicamente o homem sempre esteve preso físico e ideologicamente por falta de entendimento e por não buscar conhecer o que se passava ao seu redor acabava-se tornando servo de ideologias de classes dominantes. Quem não lê não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo, segundo Paulo Francis. Raciocínio apresentado por René Descartes, que diz: Se penso, logo, existo. O ler e o pensar andam juntos, pois o conhecimento só é adquirido quando se pensa, se formula hipóteses e se questiona.
As classes dominantes nunca permitiram um homem pensante e livre, por isso sonegaram a ele o conhecimento. Porém as grandes transformações por que passaram a humanidade o despertaram. As ciências humanas descobriram esse novo homem. Pensamentos foram formulados, sempre levando em conta o humano. A partir dessa evolução, os homens começaram a cortar as amarras que mantinham com poderes déspotas que só os escravizavam. A Filosofia abriu a mente das pessoas para que transformassem a sociedade e através da Psicologia resolveram seus conflitos internos.

Enfim, é a partir do conhecimento que se pode buscar o caminho da liberdade, das escolhas, e assim, poder ser livre para tomar decisões e mudar os rumos da humanidade. Onde não há liberdade, haverá falta de conhecimento. A liberdade só existirá quando o homem for livre para conhecer a si próprio e o mundo ao seu redor.

Autor: José Geraldo da Silva



domingo, 8 de fevereiro de 2015

EQUIPE DE SUCESSO

EQUIPE DE GESTÃO E PROFESSORES DA EE. WILMAR SOARES DA SILVA

Todo sucesso depende de quem o está buscando, nenhum projeto pode dar certo, principalmente quando se trata da Educação, se não houver uma boa equipe. A nossa escola iniciou uma nova etapa no seu trabalho, agora somos escola de período integral, primando pela excelência acadêmica e o protagonismo, levando em conta o projetos de vida dos alunos. Esse ano  teremos muitas conquistas e vitórias, pois estamos unidos num único objetivo, que é transformar a comunidade, onde está a nossa escola, para isso foi montada uma equipe capaz, que acredita e têm visão de dias melhores na Educação. É nisso que acreditamos. Que venham dias melhores. 

sábado, 17 de janeiro de 2015

SOL DE CADA DIA



 Serra Negra - S.P
Em uma viagem que fiz, que não era uma viagem de passeio, e sim de trabalho. Depois de um dia exaustivo, de muitas informações profissionais, muito cansado da jornada parei para fazer uma reflexão, já que estávamos encerrando mais um ano. Quantas indagações, quantas incertezas encheram a minha cabeça. Confesso que uma sensação de medo começou a me aterrorizar. Medo de fracassar. Até então, não tinha reparado na beleza do lugar, cercado de serras. Já era final de dia e o sol já se punha. Voltei até o meu quarto e peguei minha máquina fotográfica, subi em uma torre que fica dentro do hotel e de lá pude contemplar um espetáculo da natureza. Fiquei alguns minutos extasiado com a beleza do pôr do sol. Foi de lá que senti uma grande paz. Senti no corpo o leve toque do vento, como se fosse as mãos divinas tirando da minha mente toda a inquietude, que me assombrava. Comecei a renovar as esperanças, e tomar coragem para os desafios, era como se Deus através de sua criação me dissesse lá no meu íntimo: “Aquieta-te e sabei que eu Sou Deus, o Sol se põe e nasce a cada dia, Viva intensamente os teus dias, como o astro rei e renasça a cada manhã. Eu estou contigo”.
Foi uma experiência maravilhosa, fotografei aquele lindo sol poente, desci revigorado, ansioso para retomar os projetos e os desafios que viriam. Essa mensagem compartilho com todas as pessoas que estão desanimadas. Parem e olhem ao redor, mesmo que seja por alguns instantes e contemplem as belezas do Criador. Tenho certeza de que encontrarão as respostas para as suas inquietações. Um novo ano começa e com ele muitas coisas boas, pense nelas, pois como um por de sol o ano velho já se foi e está renascendo um novo, como uma linda alvorada. Que assim sejam as nossas vidas, vivendo os nossos dias cada um ao seu tempo.

Autor: José Geraldo 

RECOMEÇO



Cachoeira em sítio de Wenceslau Brás - P.R

Você que muitas vezes fica reclamando e revivendo o passado, pare e pense, as águas passadas não voltam mais. É hora de recomeçar, deixar as coisas fluirem, criar novas possibilidades, acreditar no seu potencial. Deixar que as novas águas possam conduzir os seus sonhos e, como elas não fique parado, busque o sucesso. Reclamar não adianta, olhar as fotografias do passado e ficar remoendo os erros, é perda de tempo. Siga o curso das águas que batem nas pedras, mas não param de correr e recomece.







Autor : José Geraldo da Silva